001

Foto: Divulgação

As atividades esportivas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura no Estádio Municipal Edvaldo Flores beneficiam, hoje, cerca de 600 crianças, adolescentes e jovens de vários bairros de Vitória da Conquista. No caso do estudante Thalmo Alves, 16 anos, que participa das aulas de futebol há um ano e meio (duas vezes por semana, sempre às tardes, pois estuda pela manhã), o projeto é o caminho para um grande sonho: ser um jogador profissional – e, de preferência, jogando como meia-atacante.

“Ajuda na saúde. E pode ajudar até se eu for fazer uma peneira”, diz ele, referindo-se aos processos seletivos por meio dos quais os clubes de futebol recrutam jovens talentos para suas categorias de base.

Eliomar de Oliveira também tem 16 anos. Frequenta as aulas de futebol há seis meses, e, por suas características técnicas mais defensivas, prefere jogar como segundo-volante. Da mesma forma que Thalmo, ele quer se profissionalizar e pratica o esporte de que mais gosta duas vezes por semana, no campo society do Edvaldo Flores. “Acho um projeto da hora. Incentiva a ser um jogador e também tira as pessoas das ruas”, avalia o adolescente.

????????????????????????????????????

Já o judoca Filipe Rocha, 21, que pratica judô de segunda a sábado, tem uma visão mais abrangente do projeto. “Acho importante, porque o esporte faz desenvolver várias áreas. A questão física, de saúde, e a questão social, também, que é muito importante”, sintetizou o jovem, que este ano inicia o curso de Educação Física.

‘Necessidade’ – O lado “social”, mencionado pelo atleta, é o pilar central do projeto. Além do futebol e do judô, são oferecidas aulas de vôlei, jiu-jitsu, capoeira e boxe – todas gratuitas. E, para 2017, o Governo Municipal prepara novidades. Uma delas é a possibilidade de aumento na oferta de vagas por meio da abertura de novos horários de aulas. Outro projeto é a inclusão de novas modalidades esportivas, como o handebol, o futsal, o basquete e o futebol feminino.

E, já a partir de fevereiro, a Prefeitura passará a oferecer merenda para os jovens atletas. Trata-se de uma “necessidade”, como explica o coordenador municipal de Esporte, Jaldo Mendes. “Tem crianças que se deslocam de lugares mais distantes da cidade para chegar ao estádio”, diz. “Então, o que estamos fazendo é nos organizar junto à Secretaria Municipal de Educação para poder oferecer essa merenda”, acrescenta o gestor.

O instrutor Roberto Ferraz, um dos responsáveis pelas aulas de futebol, também acredita que o oferecimento de merenda terá efeitos positivos junto às crianças e adolescentes matriculados nas atividades. “Vai melhorar, por causa da condição social”, diz Ferraz, ressaltando que muitos dos alunos vivem em condições sociais difíceis.

????????????????????????????????????

Fotos: Divulgação

‘Mais atrativos’ – Ainda segundo Jaldo, os planos da nova gestão para o projeto – e também para o esporte em geral no município – estão sendo elaborados com a finalidade de incrementar a estrutura já existente. “Nosso plano é ouvir os profissionais de educação física, os professores de artes marciais. A gente tem visitado os locais, tem buscado reestruturar esses espaços e oferecer uma qualidade melhor não só para o aluno, mas também para o professor”, afirma. “Que a gente possa não só manter as atividades, mas também aumentar. Trazer mais outros atrativos”, conclui o coordenador.

Para se inscrever no projeto e ter acesso às atividades esportivas, os estudantes menores de 18 anos devem ir ao Estádio Edvaldo Flores acompanhados dos pais ou responsáveis e preencher uma ficha de inscrição. São necessários documentos pessoais como RG e certidão de nascimento, além de duas fotografias 3×4. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77)3425-0700. (Fonte: Site PMVC)