Rui

Foto: Celso Rios

Nessa segunda-feira (22), em Vitória da Conquista, o governador Rui Costa desembarcou no maior município do sudoeste baiano para realizar a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O evento que seria apenas uma solenidade de entrega do equipamento e de visita de Rui ao terceiro maior município baiano acabou sendo palco de protestos organizados por vários movimentos, dentre eles, da Associação de Docentes da Universidade do Sudoeste da Bahia (ADUSB).

Muito insatisfeitos e com alguns reclames sobre a atual gestão do governador, os manifestantes impediram o discurso de Rui, que não finalizou a sua fala e saiu do palanque montado na sede da Unidade entre gritos e apitos.

Um fato lamentado por todo o público presente foi a agressão por conta de um segurança particular do evento a um docente da UESB. O professor identificado como Reginaldo Souza Silva, 60 anos, passou mal durante a ação e precisou ser atendido no local.

Vários líderes políticos e até membros da Universidade Estadual da Bahia lamentaram o ocorrido durante a visita do chefe do Executivo baiano. Entre eles, o deputado federal Waldenor Pereira que agradeceu os cuidados da Polícia Militar no sentido de proteger os professores, inclusive, conduzindo o docente para o atendimento médico.

Diante da agressão o parlamentar classificou como uma ação unilateral promovida por um dos membros da segurança particular, que, segundo ele provavelmente fazia a segurança do Governador.

Obras

A UPA é um investimento da ordem de R$ 5 milhões e 600 mil com possibilidade para 400 pacientes serem atendidos na unidade. Essa estratégia visa tirar a sobrecarga do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que também passa por um processo de ampliação em sua estrutura.

O governador Rui Costa reforçou também que além das quatro policlínicas já em construção, nas cidades de Guanambi, Jequié, Teixeira de Freitas e Irecê, outras sete unidades serão construídas ainda nessa etapa: Santo Antonio de Jesus, Valença, Feira de Santana, Alagoinhas e Região Metropolitana. Num plano de ação do Governo da Bahia para regionalizar a Saúde no Estado.

Outro assunto pautado durante a visita do chefe do Executivo baiano foi o novo presídio de Vitória da Conquista. De acordo com Rui, a nova unidade prisional será importante na ressocialização dos encarcerados, contando com escola e trabalho sociais. Até o início do próximo ano devem ser entregues em toda Bahia cerca de quatro mil vagas de novos presídios segundo o governador.