001

                                                 Foto: Blog do Massinha

 

Com o passar dos anos as mulheres tem conquistado papéis importantes de liderança em toda a sociedade. Aliado aos inúmeros cargos e segmentos aos quais se dedicam, elas têm tido que conciliar sua vida profissional com o ambiente familiar muito diferente dos tempos pertencentes as suas mães e avós.

Um dentre tantos exemplos existentes em nossa sociedade é a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista (CDL), Cláudia Dutra.

“Ficamos felizes em saber que enquanto mulheres podemos sim assumir alguns cargos de liderança abrindo portas e bandeiras. Principalmente no nosso meio que existe um grande peso no segmento empresarial. É importante somar com outros empresários podendo dar o nosso nome e experiência. Fomos muito bem acolhidas e estamos felizes, já que a nossa diretoria dispõe de quatro mulheres na linha de frente”, analisou Claudia.

Outra tarefa nada fácil para muitas dessas mulheres é a divisão entre mãe dedicada aos filhos e esposa.

“É preciso saber aproveitar o tempo para que se concilie o ambiente familiar e profissional, neste papel que exerço em prol de uma comunidade. Hoje tem sido cada vez mais complicado reunir todos os familiares ao redor da mesa, pois, nem sempre é possível fazer as três refeições todos reunidos devido aos compromissos e a vida um pouco mais acelerada. Mas, é importante que a gente não perca a característica de família que é a nossa base”, salientou Dutra.

Segundo a presidente da instituição quando se consegue equilibrar todas as responsabilidades e ter consciência das várias atribuições e o devido comprometimento com todas elas tudo tende a fluir naturalmente

“Esse novo padrão de família é muito diferente de nossas mães e avós. É preciso manter um diálogo aberto, um bom entendimento e os próprios casais já se formam com essa consciência de que os dois estão atuam no mercado de trabalho. Logo, irão dividir cargas pesadas e tarefas. Isso tudo é vivenciado em praticamente todos os núcleos familiares. A nossa geração já está assim e a de nossos filhos será mais ainda.

Ainda de acordo com a presidente, o que não se pode acontecer é o distanciamento e a perda de valores pela família. Cabe a todos o papel de compartilhar experiências, se reunir e conversarem juntos.

Com a crise economia vivida pelo país e que afeta a todos os brasileiros, as mulheres, principalmente aquelas que assumem cargos de chefia têm tido um desafio a mais pela frente.

“É engraçado sinalizar isso, nossa instituição tem 52 anos e quando uma mulher chega para assumir já recebe um ano com um peso maior quanto o ponto de vista comercial. Essa crise começou política e veio se tornando econômica, a nossa cidade, assim como a Bahia e o Brasil vem enfrentando grandes dificuldades. Acreditamos que o pior momento já passou e quem conseguiu ter foco no comércio passando por esse período poderá colher um pouco mais de frutos daqui em diante. Não acreditamos que 2016 seja pior que este ano, devem haver mudanças”, ponderou Cláudia.

A principal representante da CDL acredita ser um discurso muito frágil culpabilizar somente as lideranças políticas pelo momento atual. É preciso segundo a presidente trabalho, pensamento positivo, foco e união para superar o momento adverso. Para o Natal se espera que o comércio esteja motivado pelo clima natalino e o apelo comercial desta data.

“Estamos bastante positivistas com uma campanha motivadora para que os comerciantes entrem no clima. Natal é uma festa que todos querem se reunir e se presentearem, e em que as pessoas desejam reunir suas famílias celebrando o nascimento de Jesus. Pelo fato do o dólar estar em alta, muitos não irão viajar ficando dentro do país. Então, temos que tirar o “s” da crise e criarmos oportunidades”, finalizou Dutra.